Decupagem
(Instituto de Arte e Cultura, 2018)


No vocabulário cinematográfico, decupagem refere-se a três diferentes momentos de um trabalho. O último deles é a operação de estruturar uma continuidade, que chamamos de filme, por meio da montagem de fragmentos compostos por sequências de imagens previamente captadas. Na outra ponta, o termo se refere à concepção antecipada de todo o trabalho, um desenho detalhado de como poderão ser feitos a captação e o posterior encaixe das várias partes-sequência na montagem, procurando antever o resultado final. Também designa-se como decupagem o conjunto de escolhas feitas na etapa intermediária desse processo, a filmagem das sequências que, por seu turno, recortam espaços em pedaços de tempo, às vezes transformando o roteiro previsto.


Para o crítico João Bandeira, a noção de decupagem, significando a ação de produzir continuidades a partir de recortes, poderia caracterizar sumariamente a extensa produção de Iole de Freitas, em mais de quatro décadas de atividade artística. Desde os anos 1970, seu trabalho se desdobra em continuidades que, em boa parte, vivem de sua disposição entrecortada. Da faca que avança rompendo um tecido, numa passagem de um de seus filmes daquela época, até os desvios que tubos metálicos e placas de policarbonato impõem a si mesmos, recortando os grandes espaços onde se instalam enquanto se lançam vigorosamente neles, em obras mais recentes. Nesses termos, pode-se pensar também nas sequências fotográficas em que um corpo se entrega ao olhar, apenas na medida mesma em que se reflete em fragmentos ou ameaçado de corte; nas esculturas em que os mais diversos materiais industrializados se esforçam para encadear suas diferenças; no entrelaçar complexo de telas e fios metálicos de seus relevos ou nas novas esculturas de aço que, como várias de suas instalações, interrogam-se sobre até que ponto o atravessamento de formas em contraposição chega a constituir um ser.

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Vistas da exposição Decupagem, com o acervo documental da artista no Instituto de Arte Contemporânea, São Paulo, 2018

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Vistas da exposição Decupagem, com o acervo documental da artista no Instituto de Arte Contemporânea, São Paulo, 2018

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